Em crise para sobreviver; Lar do Frei José que mantém mais de 60 pacientes, não suporta mais o silêncio do poder público

Por Blog do Edmílson Teixeira

Enquanto as esferas governamentais e a classe política parecem desviar o olhar, uma casa de acolhimento em Maceió trava uma batalha diária pela dignidade humana. O Lar Santo Antônio de Pádua, fundado há mais de 20 anos pelo saudoso Frei José, é hoje o último refúgio para 65 pacientes e pessoas idosas que, em sua maioria, conhecem de perto a dor do abandono.

O abrigo não é apenas uma residência; é o destino de muitos que recebem alta do Hospital Geral do Estado (HGE) e outros que viviam nas ruas e não têm para onde ir. Sem família e sem amparo do poder público, esses cidadãos encontram nas mãos de Dona Carminha e seu irmão Flávio o cuidado que o poder público lhes nega.

Chave PIX (CNPJ): 56.005.351/0001-40

“O Lar não recebe ajuda financeira de órgãos públicos. Sobrevivemos de solidariedade. Enfrentamos dificuldades todos os dias, mas nunca faltou respeito, limpeza e alimentação para quem depende de nós”, afirma Carminha, que juto com o Flávio assumiram o legado justamente deixado pelo pai de criação de ambos, o Frei José, falecido há pouco mais de três anos.

O cenário é paradoxal: ao mesmo tempo em que o governo e a Prefeitura de Maceió se isentam de responsabilidades financeiras, o Lar sofre constantes pressões judiciais para manter padrões de excelência. É uma conta que não fecha sem a ajuda da sociedade. Manter 58 vidas exige custos fixos pesados: Folha de pagamento de funcionários; Materiais de limpeza e higiene; Energia, água e manutenção; além de Deslocamentos para consultas e emergências.

Frei José ensinou que acolher é um ato de coragem. Hoje, essa coragem se traduz em manter as portas abertas. O Lar não teme fiscalizações; pelo contrário, convida a sociedade a conhecer a realidade de perto. O que o Lar não suporta mais é o silêncio das autoridades.

COMO AJUDAR AGORA!

Não espere pelo poder público. A sobrevivência desses idosos depende da sua generosidade. Qualquer valor faz a diferença na compra de alimentos e remédios e manutenção em geral da casa.

·        Chave PIX (CNPJ): 56.005.351/0001-40

·        Favorecido: Lar Frei José Santo Antônio de Pádua

·        Endereço: Village Campestre II, Maceió – AL (Portas abertas para visitas e doações de materiais).

·        Contatos:   Flávio (82) 99657 -2823 –  Carminha: (82) 98143 0012

Compartilhe esta matéria. Dê voz a quem o governo decidiu esquecer.