Em Arapiraca, Agentes usam spray de pimenta para dispersar confusão de alunas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) emitiu nota à imprensa nesta terça-feira (11) após o registro de um desentendimento entre alunas da Escola Estadual Aurino Maciel, localizada no Complexo Educacional Integrado, em Arapiraca, Agreste de Alagoas. A direção da unidade escolar aplicou advertências e orientações às estudantes logo após identificar o conflito inicial dentro da instituição.
A briga teve continuidade no ponto de ônibus situado na área externa do complexo. Equipes do programa Ronda no Bairro intervieram para conter o tumulto e utilizaram spray de pimenta direcionado para o ar com o objetivo de dispersar os envolvidos sem o emprego de força física.
O gerente de Frota do Transporte Escolar da 5ª Gerência Regional de Educação (GEE) identificou as estudantes envolvidas na ação. A gestão escolar convocou os pais e responsáveis pelas alunas para o comparecimento à unidade de ensino, onde serão adotadas as medidas disciplinares cabíveis.
Veja a nota da Ronda no Bairro:
“O Programa Ronda no Bairro informa que, por volta das 17h40 dessa segunda-feira (10), uma guarnição realizava patrulhamento a pé nas imediações da Escola José Quintela Cavalcanti, no bairro Baixão, em Arapiraca, quando identificou um tumulto envolvendo diversos estudantes, motivado por um desentendimento entre algumas alunas nas proximidades da unidade de ensino.
Ao avaliar a ocorrência, os agentes de proximidade constataram risco à integridade física dos envolvidos. Diante da situação, a equipe tentou realizar uma aproximação para conter o conflito, porém o acesso foi impedido pelos estudantes. Em razão da resistência e da necessidade de restabelecer a ordem, foi empregado equipamento de menor potencial ofensivo, especificamente spray de pimenta, para conter os mais exaltados e dispersar a aglomeração.
Após a intervenção, a situação foi controlada e a ordem restabelecida, não havendo registro de pessoas detidas ou lesionadas em decorrência da atuação da guarnição. A equipe permaneceu no local, dando continuidade ao patrulhamento preventivo e garantindo a segurança da área, sem que novos incidentes fossem registrados”.
Os pais e responsáveis pelos estudantes também foram convocados pela escola para prestar esclarecimentos e acompanhar as providências disciplinares relacionadas ao episódio.
Veja a nota da Seduc:
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que, sobre o episódio registrado no Complexo Educacional Integrado, em Arapiraca, a direção da Escola Estadual Aurino Maciel agiu prontamente ao identificar o desentendimento inicial entre as alunas, aplicando as advertências e orientações cabíveis.
O conflito teve desdobramento no ponto de ônibus da área externa, momento em que a equipe do Ronda no Bairro interveio de forma pacífica para conter o tumulto e, para dispersar os envolvidos sem uso de força física, utilizou spray de pimenta direcionado para o ar.
As estudantes foram rapidamente identificadas pelo gerente de Frota do Transporte Escolar da 5ª Gerência Regional de Educação (GEE), e os pais e responsáveis já foram convocados para comparecer à unidade de ensino para as devidas providências disciplinares.
