Educação cria guia com orientações para ensino híbrido

O ensino fundamental na rede municipal de ensino já conta com um planejamento para a volta às aulas no final do mês. Com várias instruções, o documento “Orientações Pedagógicas Para o Retorno Gradativo das Aulas Presenciais no Formato Híbrido” foi confeccionado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e cria uma base que as instituições de ensino devem seguir no retorno.

Segundo Juliane Medeiros, coordenadora geral do ensino fundamental, os estudantes receberão um planejamento de estudos que complementará as aulas presenciais. “O estudante vai ter uma carga horária em casa, e receberá esse roteiro de estudos planejado pelo professor, com complementações das aulas presenciais. Pode ser um vídeo, uma leitura, um projeto didático”, explica.

A portaria que institui o ensino híbrido determina que as salas de aula podem ter, no máximo, 60% dos alunos de uma determinada turma. Com isso, as séries são divididas em grupos que alternam os dias presenciais. A divisão das turmas deve ser organizada pelas escolas, de acordo com a capacidade de suas salas de aula, de forma a garantir o distanciamento social.

Documento cria uma base que as instituições de ensino devem seguir no retorno. – Foto: Ascom Semed

Educação especial

Os estudantes matriculados na rede e que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) devem ser atendidos usando os mesmos critérios definidos para os demais, seja no Ensino Fundamental ou na Educação Para Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). O ritmo e as estratégias usadas pelos professores, porém, devem se adequar às suas necessidades.

Apesar de a sala de aula seguir os mesmos protocolos, o atendimento nas Salas de Recurso é alvo de um planejamento próprio no guia de orientações. O atendimento será feito uma ou duas vezes por semana, mediante organização e planejamento dos professores, que devem avaliar as necessidades e disponibilidade do aluno.

Com informações Assessoria