A possível candidatura de Alfredo Gaspar ao Governo de Alagoas pelo União Brasil (UB) pode provocar uma polarização na disputa majoritária no Estado. Isso pelo fato de o ex-chefe do Ministério Público Estadual (MP) ser simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (PL), e o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) ser o apoiador de Lula (PT) para a presidência da República.
Gaspar terá ao seu lado – caso confirme candidatura ao Governo – o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), e o senador, Fernando Collor (PROS), todos “bolsonaristas de carteirinha”. Já Dantas, contará em seu palanque com o governador Renan Filho e o senador Renan Calheiros, ambos do MDB, e “apaixonados” por Lula.
O tom da campanha já foi dado recentemente quando Renan Filho atacou Bolsonaro e teve, de imediato, uma resposta de Arthur Lira. Eles são adversários políticos históricos e continuarão em lados opostos nas eleições de outubro próximo. Agora, a troca de acusações ficaria centralizada entre Gaspar e Dantas.
Vale destacar que um dos motivos que fez o então cansado à Câmara Federal, Alfredo Gaspar, deixar o grupo calheirista foi o fato de não aceitar votar em Paulo Dantas para o Governo.
Correndo por fora, há, ainda, as pré-candidatura do ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD); do senador Rodrigo Cunha (PSDB) ou do prefeito JHC (PSB), e a dobradinha Antônio Albuquerque (PTB) e Josan Leite (Republicanos).
Palmeira já tem se posicionado como representante da terceira via. Já os demais são simpatizantes de Jair Bolsonaro, mas não deverão contar com o apoio ou, ao menos, ter o presidente ao lado na foto de campanha por conta de Alfredo Gaspar – “o verdadeiro candidato de Bolsonaro”.
Resta saber em que palanque Rui Palmeira, JHC/Cunha, AA/Josan Leite estarão na disputa presidencial, já que Lula e Bolsonaro já possuem “donos” em Alagoas.