A Serra da Barriga, berço da cultura negra e quilombola no Brasil, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no município de União dos Palmares, a 77 km de Maceió, guarda a história de luta e resistência dos escravos durante mais de um século no período colonial e conta grande parte da história do país.
Foi na Serra da Barriga, palco do maior quilombo da América Latina, que Zumbi e Dandara viveram e criaram a maior resistência do povo negro no país, lutando pela sua liberdade. Tombada pelo IPHAN em 1986, a Serra da Barriga pertence à zona rural de União dos Palmares, e faz parte de um dos territórios turísticos mais ricos culturalmente do Estado – a região dos Quilombos.
Patrimônio cultural do Mercosul desde 2017, a Serra da Barriga é perfeita para o turismo de experiência e segue se consolidando como um dos pontos turísticos mais visitados de Alagoas. Para se ter uma ideia, no período pré-pandemia, em 2019, o número de turistas na região atingiu a marca de 34 mil visitantes, de acordo com informações da Fundação Palmares.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, o crescimento no número de turistas na região é fruto de um intenso trabalho de promoção e estruturação dos destinos turísticos alagoanos.
“A Serra recebe a cada ano um número maior de turistas, com presença relevante de estrangeiros, interessados em conhecer mais da cultura e gastronomia quilombola. Nosso papel aqui na Sedetur é mostrar que Alagoas vai muito além do Sol e Mar – temos cultura, história, aventura, gastronomia rica e diversas experiências – e todas as nossas ações e nossos materiais promocionais revelam que a nossa terra é diversa, e a Serra da Barriga é parte essencial nisto”, explica Marcius Beltrão.
20 de Novembro
5h – Cerimônia em Homenagem aos Ancestrais na Árvore Sagrada e Lagoa dos Negros
8h – Praça dos Guerreiros
Roda de Capoeira – I Encontro dos Capoeiristas da Geração Mestre Caveirinha
14h – Pôr do Sol na Serra
Local: Parque Memoria Quilombo dos Palmares
Anarco Pensador
Love Jah
Oziel Melo
14h – Rodas de Capoeira na Estação Ferroviária
Grupo Raízes de Zumbi
Grupo Gameleira
15h – Palco Alternativo
CUFA na Consciência Negra
Local: Estação Ferroviária
MC Roseane
Os Comparsas
Edilza e Banda
Arte Divina
Nego Zika MC
DJ Kareka
Love Jah
Cypher União
Com informações Assessoria