A segurança no trânsito foi o principal tema abordado nesta quarta-feira (24) para 160 crianças do Projeto Golfinho, em Porto de Pedras, litoral norte do estado. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) levou uma ação de conscientização para o grupo e promoveu diversas atividades lúdicas.
A parceria inédita do Detran com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), organizador do projeto há 25 anos, surgiu com a intenção de ensinar crianças sobre as condutas adequadas no trânsito, para que elas multipliquem o conhecimento com amigos e familiares. A ação integra também as atividades da Campanha de Verão do Detran, que tem como tema “Se tá seguro, tá de boa”, e está percorrendo todas as regiões do estado.
Além da palestra sobre segurança no trânsito, as crianças participaram de várias atividades lúdicas. O Departamento Estadual levou uma mini-pista e dez bicicletas para que elas pudessem aplicar os conhecimentos na prática. Além disso, as crianças também brincaram com quebra-cabeças, quizzes de trânsito, jogos de tabuleiro e passa ou repassa.
A equipe entregou diversos brindes para o grupo, como cartilha educativa sobre educação para o trânsito, revistas de colorir, jogos de tabuleiro e pulseiras – todo o material foi projetado para fixar os conhecimentos adquiridos durante a ação.
O estudante Maurício Paz, de 11 anos, estava afiado sobre as novas informações sobre as normas corretas nas vias e rodovias. “Agora vou dizer para os meus amigos que andam de moto e não têm 18 anos, que eles estão errados. Achei muito bacana a ação, porque aprendi que posso andar na garupa da motocicleta, porque tenho mais de dez anos, que é a idade mínima”, explicou.
A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, esclareceu que os índices de mortes no trânsito no Litoral Norte registrados em 2023 são preocupantes, por isso esse convite do CBMAL veio em um momento crucial para reforçar a educação para o trânsito, principalmente em relação aos motociclistas, que representa a maior parte das vítimas de sinistros de trânsito.