Experiência pioneira de Pilar será destaque em debate sobre modelo escalável e inovador na educação básica.
A deputada estadual Fátima Canuto será uma das participantes do painel “Educação Bilíngue Pública no Brasil, um modelo possível, escalável e comprovado”, durante a 31ª edição da Bett Brasil 2026, maior evento de inovação e tecnologia para a educação da América Latina.

O encontro acontece entre os dias 5 e 8 de maio, em São Paulo, reunindo lideranças educacionais de todo o país.O painel integra a programação do Fórum de Gestores, espaço voltado a diretores, coordenadores e lideranças de redes de ensino que discutem estratégias de gestão, inovação e sustentabilidade na educação básica.
A participação da parlamentar destaca o protagonismo de Alagoas no avanço de políticas públicas educacionais inovadoras.Um dos principais pontos da discussão será a experiência do município de Pilar, que implantou a primeira escola pública bilíngue municipal do Norte e Nordeste.
O modelo, baseado na metodologia Systemic Bilingual, tem se consolidado como uma referência nacional, despertando o interesse de secretarias municipais de Educação de diversas regiões do país pela sua capacidade de adaptação e expansão.
“Destinamos recursos de emenda parlamentar para a implantação da escola bilíngue de Pilar, porque acreditamos no poder transformador da educação. Um sonho do então prefeito do município, Renato Filho, que virou realidade com muito trabalho e dedicação.
E avançamos ainda mais ao apresentar uma indicação para que esse modelo seja levado a todos os municípios de Alagoas, garantindo que mais crianças tenham acesso a uma educação pública inovadora, de qualidade e conectada com o futuro”, destacou a deputada Fátima Canuto.
Além da deputada Fátima Canuto, o painel contará com a participação da cofundadora e CEO do Systemic, Vanessa Tenório, do secretário municipal de Educação de Pilar, Clewinho Cavalcante, e da professora e pesquisadora da área de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas, Gabriela Lotta.







