Deputada Fátima Canuto anuncia “Sisteminha Embrapa” visando garantir renda e comida na mesa do povo em AL

Por Blog Edmilson Teixeira

Uma revolução sustentável pode estar a caminho dos quintais alagoanos. A deputada estadual Fátima Canuto (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei que autoriza a criação do Programa Estadual Sisteminha Alagoano.

Inspirado em uma tecnologia social premiada da Embrapa, o programa foca no que há de mais urgente: segurança alimentar e autonomia financeira para famílias em situação de vulnerabilidade.

O que é o “Sisteminha”?

Muito mais que uma horta, o Sisteminha é um ecossistema de produção integrada. Ele funciona de forma cíclica, onde o resíduo de uma atividade serve de insumo para outra. Em uma área pequena, é possível produzir uma dieta completa e equilibrada.

Os pilares da produção:

  • Piscicultura e Avicultura: Criação de peixes e galinhas caipiras para proteína animal.
  • Horticultura Agroecológica: Cultivo de legumes e verduras sem agrotóxicos.
  • Economia Circular: Uso de compostagem e minhocultura para fertilizar a terra.
  • Gestão Hídrica: Sistemas inteligentes de aproveitamento de águas da chuva.

Por que Alagoas precisa disso?

De acordo com a justificativa do projeto, a proposta ataca três frentes principais:

  1. Segurança Alimentar: Garante que a família tenha acesso direto a alimentos frescos e variados.
  2. Geração de Renda: O excedente da produção (como ovos, peixes e hortaliças) pode ser comercializado em feiras locais.
  3. Sustentabilidade: O modelo exige baixa manutenção e utiliza recursos naturais de forma inteligente, adaptando-se perfeitamente ao clima e à realidade do pequeno produtor alagoano.

“O Sisteminha é uma ferramenta de transformação social. Ele devolve a dignidade ao cidadão, permitindo que ele produza o próprio alimento com tecnologia simples e eficiente”, destaca a deputada Fátima Canuto.