Copa América trouxe nova variante de Covid-19 ao Brasil, afirma instituto

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Adolfo Lutz indicou que a realização da Copa América no Brasil trouxe uma nova variante da Covid-19 ao país. 

O estudo confirmou, no último sábado, dois casos da variante B. 1.216, originária da Colômbia e já detectada no Equador, Estados Unidos, Caribe e alguns países europeus. 

Até então, nenhum diagnóstico havia sido confirmado em território brasileiro, mas amostras de Cuiabá, em Mato Grosso, apresentaram a nova variante. O material foi coletado em indivíduos que participaram do torneio realizado pela Conmebol. 

Diferentemente da Delta, ainda não há informações detalhadas sobre o risco dessa mutação, porém, a Organização Mundial de Saúde a classificou como “uma variante de interesse” e que “pode estar associada a um maior potencial de transmissão”.

“Os pacientes são ambos do sexo masculino, têm 37 e 47 anos e são provenientes do Equador e da Colômbia, respectivamente. A investigação epidemiológica dos casos está em andamento no estado de origem das amostras”, revelou o Instituo. 

Desde maio, quando o Brasil foi escolhido como sede, especialistas alertam para o risco de circulação de novas variantes do vírus, que é impulsionada pelo programa de vacinação que constantemente sofre atrasos. Aliás, esse foi o principal motivo que fez a Argentina e a Colômbia desistirem de sediar o torneio.

Com informações O Globo