Compra de alimentos para merenda escolar deve ganhar novo impulso nos municípios de AL

Sebrae Alagoas e Unicafes querem estreitar relação entre prefeituras e cooperativas de agricultura familiar

A compra de produtos para merenda escolar nos municípios por meio de ações como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi discutida numa reunião entre o Sebrae Alagoas e a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), na tarde de quinta-feira (24). O foco principal é ajudar a escoar a produção dessas cooperativas – a Unicafes reúne 50 delas.

Para viabilizar a aquisição dos alimentos sem entraves e estreitar a relação desses produtores com as prefeituras alagoanas, um evento deve ser realizado nos próximos dias com os gestores municipais – prefeitos e secretários de Educação e Agricultura -, tendo a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) como parceira.

O gerente adjunto da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Márcio Barcellos, explica que essa demanda surgiu após uma reunião com a AMA, quando foram apresentados à associação alguns trabalhos que o Sebrae apoia como serviço de inspeção municipal, organização de feira livre e apoio aos municípios para produzirem termos de referência para compras públicas.

“O presidente da AMA [Hugo Wanderley] nos falou sobre a Unicafes, que está buscando apoio para a agricultura familiar. A conversa inicial foi sobre esse evento, como a gente pode ajudá-los no trabalho de organização junto aos municípios. Prefeitos e secretários de Agricultura e de Educação, para organizar as compras de alimentos para merenda escolar a partir do que os municípios produzem”, detalha Márcio Barcellos.

Sensibilização dos gestores

O fluxo para esse trabalho começa pela sensibilização dos prefeitos e secretários de Agricultura e de educação, para conhecerem o que é produzido na região, além de perceberem que é importante valorizar a produção local de alimentos. Esse caminho acaba refletindo no diretor da escola e na nutricionista do município, que estabelece a dieta para os estudantes da rede pública de ensino.

“A gente tem casos de municípios com produção de goiaba, mas a nutricionista tinha colocado maçã na composição da merenda escolar. Então, alinhando algumas coisas nesse sentido, você valoriza a produção local”, conta Barcellos.

“Tem um trabalho que a gente faz com as merendeiras para elas usarem o inhame ao invés do macarrão industrializado. A gente também faz concurso com merendeiras. O presidente da AMA gostou disso e resolveu fazer essa conexão nossa com a Unicafes”, completa.

Durante a reunião de quinta-feira, que contou com a Diretoria Executiva do Sebrae Alagoas e representantes da Unicafes, também foram discutidas oportunidades de apoio à gestão empresarial das cooperativas e acesso a mercados em setores como a Cadeia do Turismo. Também foi discutido sobre crédito de carbono como oportunidade para a agricultura Familiar.

“Ao manter, por exemplo, uma área de produção de coco, os produtores podem oferecer serviço ambiental e se creditar por isso por meio de pagamentos de empresas que compram créditos de carbono”, diz Barcellos.

Além do gerente adjunto da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD), também participaram do encontro o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, o diretor técnico Vinícius Lages, a gerente adjunta da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE), Fátima Aguiar, o gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial, Marcos Alencar, o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior, e o representante da Unicafes em Alagoas, Roberto Vieira Nascimento.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Kelmenn Freitas – Savannah Comunicação Corporativa

O post Compra de alimentos para merenda escolar deve ganhar novo impulso nos municípios de AL apareceu primeiro em Blog do Edmilson Teixeira.

COMENTÁRIOS

Generated by Feedzy