Com pirâmide invertida, Paulo faz 2 x 0 na melhor de 5 da semana

Por Wadson Regis

Calma!

Parafraseando Dilma Rousseff, ninguém ganhou e ninguém perdeu. Se ninguém ganhou e ninguém perdeu, significa que o IMPONDERÁVEL segue aprontando.As duas pesquisas (DataSensus e Ibrape), das cinco previstas para esta semana (faltam TDL, Big Data e Paraná), colocam Paulo Dantas na liderança, com Collor em segundo.

Rodrigo Cunha e Rui Palmeira, que apareciam em 1º e 2º, até então, caíram para 3º e 4º (pelo menos nas duas amostras. É muito cedo para falar em favoritismo. Cedo demais para conclusões, afinal, ninguém é candidato até as convenções e ainda vem o baú da maldade, que deve, mais uma vez, chacoalhar os números.

Política em Alagoas vai além das propostas, porque o nosso modelo que fez surgir figuras de destaque no cenário nacional, as propostas transformadoras são como enterro de anão, a gente sabe que elas existem, mas na prática ninguém vê.

É prudente aguardarmos o fim das convenções, mas é determinante que ninguém ignore os números, sejam eles confiáveis ou não.Por enquanto Paulo Dantas vence por 2 a 0 na melhor de 5 pesquisas previstas para esta semana.

Destaque, também, para Collor, que pontua em 2º. O foguete de Rodrigo embicou (segundo o Data Sensus e Ibrape, que o posicionavam na liderança. Já Rui Palmeira tem uma semana ruim, numericamente falando. Passou de vice-líder para 4º.

Vou repetir o que ouvi do cientista político Antônio Lavareda: “Durante muito tempo, vendeu-se que as pesquisas eram prognósticos de resultados eleitorais. E as pesquisas de intenção de voto, como a própria palavra diz, apenas medem intenções. Intenções não são atitudes. E o voto em si, efetivamente, é um comportamento.

A única pesquisa capaz de revelar uma atitude, um comportamento, é a boca de urna. Entre as intenções manifestadas nas pesquisas e o comportamento dos eleitores na urna, há a influência de uma série de fatores.A pirâmide invertida: há 90 dias, Paulo era o lanterna, hoje é líder.

O líder da época agora pontua fora do segundo turno. Faltam 87 dias para as eleições. IMPONDERÁVEL Ou seja: Calma!