A semana que antecede o Clássico das Multidões é sempre muito tensa, para os dois lados. Quem gosta de se apegar aos números, tudo vale, e o CRB tem um número importantíssimo, dos últimos 15 anos, especificamente pelo Campeonato Alagoano. Desde 2008, em jogos do Estadual, o Galo tem vantagem sobre o rival, com mais vitórias e mais gols marcados em confrontos diretos.
O clássico do próximo sábado (5) será o 38º desde 2008, e os números apontam uma vantagem bem relevante para os regatianos. Até então, são 17 vitórias do Regatas, contra 12 empates e oito triunfos do CSA. Com isso, o Galo soma 46% de aproveitamento no confronto direto.
Não são apenas as vitórias que agradam, os gols também estão com números bem fortuitos, já que são 40 favorecendo o CRB e apenas 29 para o Azulão do Mutange. A melhor vantagem aconteceu entre o Alagoano de 2016 e o de 2018, quando o Regatas emplacou um tabu incrível de nove partidas sem perder, somando sete vitórias e dois empates no período.
O período de 2008 para cá foi de muita festa para o lado vermelho de Maceió, pois nesses anos conquistou seis canecos do Campeonato Alagoano (2012, 2013, 2015, 2016, 2017 e 2020), além de ter feito o seu primeiro tricampeonato em sequência. O CSA, por sua vez, conquistou apenas quatro títulos no período, o ASA dois, Coruripe e Murici um cada.
O que pode ajudar o CRB no confronto deste fim de semana é a boa média de gols marcados há 15 anos. Em 37 duelos realizados, os 40 gols-pró do Galo o deixam com uma média interessante de 1,08 gols por confronto. A maior vitória do embate aconteceu em 2012, quando o Regatas venceu o CSA por 3 a 0.
Um dos poucos fatores que pesam contra o time da Pajuçara nos últimos 15 anos são, justamente, os últimos jogos. O CRB não vence o seu maior rival pelo Estadual há três jogos. São dois empates e uma derrota, além de ter perdido o Alagoano de 2021 nas penalidades máximas.
Dos últimos nove encontros, o Galo da Praia conseguiu apenas duas vitórias, isso desde de 2018. Essa situação entra justamente em conflito com o período de ascensão do CSA, quando subiu para a Série A do Brasileiro e conquistou os Alagoanos de 2018, 2019 e 2021. Além disso, faz muito tempo que um Clássico das Multidões do Alagoano não tem mais de dois gols em uma partida. O último foi em 2017, quando o time regatiano venceu por 3 a 2.
Os dois resultados mais típicos desde 2008 são dois, e nenhum beneficia o time azul da capital. Os placares de 1 a 1 e de vitória por 1 a 0 para o CRB são os mais comuns, já que aconteceram cinco vezes cada, nos últimos 15 anos.
O confronto deste fim de semana será bem decisivo. Enquanto o CRB quer sua segunda vitória seguida, para ultrapassar o rival no Estadual, o Azulão quer frear o rival e disparar na tabela de classificação.
Como visitante, o Galo já atuou 20 vezes, com oito vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas e tentará aumentar esses números neste sábado (5), às 17 horas.
Com informações Gazetaweb