Até o final do inverno, a estação mais fria do ano, ou, pelo menos, até o início do mês de setembro, Alagoas pode ter chuvas acima da média. A previsão é de um pesquisador da Universidade Federal de Alagoas. Alguns fatores foram avaliados e contribuem para este cenário.
“A gente tem a temperatura dos oceanos que estão favoráveis, que é o resfriamento do Pacífico com o fenômeno La Nina, Oceano Atlântico que está mais aquecido, e a umidade das frentes frias que vêm sendo transportadas, e também perturbações típicas na África que tem transportado mais umidade”, explica o professor Humberto Barbosa.
O professor explica, ainda, que a média da chuva pode ser acima do esperado. Mas não deve ultrapassar os meses anteriores.
“No nosso caso a gente tem uma previsão ainda favorável, de julho, agosto e início de setembro, com chuvas acima da média para esses períodos. A previsão que a gente tem em agosto é que há uma mancha sobre a costa que pelo menos Maceió tem uma previsão de chuvas acima da média, mesmo que seja um padrão menor, e uma média não tão alta. Mas dada a situação isso coloca em condição de risco mesmo que as chuvas não sejam intensas”, destacou Humberto.