Na cidade do Pilar, localizada na Região Metropolitana de Maceió, choveu em três dias a quantidade esperada para o mês inteiro. Foram 310 mm de chuva, de acordo com a meteorologia.
Por causa da intensidade da chuva, a Lagoa Manguaba, segundo maior do estado, transbordou na área que compreende o município. Por lá, já são 156 pessoas afetadas, que precisaram sair de suas casas.
Segundo a Defesa Civil de Alagoas, 74 delas ficaram desabrigadas, quando as residências ficam completamente destruídas e não possuem mais estrutura para abrigar uma família. Outras 20 estão desalojadas, quando buscam outros abrigos, mas podem retornar aos imóveis quando a situação se normalizar.
As chuvas têm provocado transtornos em diversas cidades brasileiras. Nesta quinta-feira (26), o Governo de Alagoas decretou situação de emergência em 33 municípios, sendo Pilar um deles.
As fortes chuvas já afetaram 3.278 alagoanos, sendo 1.655 desabrigados e 1.623 desalojados, segundo dados atualizados no final da tarde desta quinta-feira (26), pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (Cedec)