CBF acaba com ‘regra do empate’ na 1ª fase da Copa do Brasil

Por Gazetaweb

A Copa do Brasil terá novidades para os 92 clubes participantes em 2025. Nesta segunda-feira (6), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as diretrizes técnicas e removeu a polêmica ‘regra do empate’ da 1ª fase, que dava vaga ao time visitante em caso de igualdade no resultado.

Esse ponto do regulamento era um dos que mais incomodava os clubes emergentes, principalmente por entrarem em campo já eliminados. Isso acontecia, pois o resultado de igualdade sempre classificava o time com melhor posicionamento no Ranking da CBF, pelo menos na primeira fase.

De acordo com o novo Regulamento Específico da Competição (REC), o empate levará os duelos para os pênaltis.

Nas outras fases, não há mudanças. A 1ª e 2ª fase são em jogos únicos, ambos com definições nas penalidades. Em 2022, o ASA foi eliminado na primeira partida da competição, mesmo após empate por 1 a 1 com o Goiás, dentro do Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.

OUTRAS DEFINIÇÕES

A competição irá iniciar no dia 19 de fevereiro, com previsão para chegar ao fim no dia 9 de novembro. Até o momento, a CBF ainda não divulgou nada em relação a premiações, mas ideia é que seja distribuído algo em torno de R$ 500 milhões para os clubes.

Outra espera será em relação aos potes. Em 2025, o sistema continuará o mesmo, com times do Pote A enfrentando os times do Pote E, além de Pote B x Pote F, Pote C x Pote G e Pote D x Pote H. Os clubes serão distribuídos de acordo com o posicionamento com o Ranking Nacional de Clubes da CBF deste ano, do melhor ao pior.

ALAGOANOS

São quatro clubes de Alagoas na disputa: ASA, CSE, CSA e CRB. Desses, o Galo entrará diretamente na terceira fase por ter sido vice-campeão da Copa do Nordeste. Os outros três iniciam desde a primeira.

Apesar de não ter divulgado oficialmente os potes, a previsão é que o Alvinegro fique no Pote E e enfrente algum time do Pote A. O CSA, por outro lado, deverá ser postulante no Pote C, enquanto o CSE deve ficar no Pote G.