AQUIAGRA
Alagoas
Politica

Câmara recebe secretário do Iplan para discutir andamento do Plano Diretor

Por Assessoria Câmara de Maceió Atualizado há • Leitura: 2 min
Publicidade

Os vereadores estiveram na última sexta-feira (6), com o secretário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antônio Carvalho, para receber informações do andamento do novo plano diretor da cidade. O encontro ocorreu na Câmara.

Foto: Assessoria Câmara de Maceió

Carvalho apresentou uma linha do tempo que foi seguida para a construção do documento. Foram levados em conta aspectos técnicos como o zoneamento da cidade, mobilidade urbana e a reabilitação do centro e de partes do Jaraguá. O secretário apontou que foram realizadas audiências públicas e oficinas com as comunidades para ouvir as demandas da população e criar soluções.

“A comissão do plano foi feita de uma forma bastante técnica e participativa. Uma das coisas que buscamos fazer, até para dirimir qualquer dúvida, foi a participação da população na construção do documento”, afirmou. Durante a reunião, o vereador Allan Pierre apontou a importância de levar em conta os problemas das recorrentes inundações que ocorrem em diversos pontos da cidade quando há chuvas fortes. O presidente Chico Filho questionou sobre quais mecanismos o plano irá trazer para coibir a especulação imobiliária.

Ele ainda demonstrou preocupação com a preservação de imóveis e espaços que são tombados historicamente. Sobre esses tópicos, o secretário afirmou que o plano irá abordar esse problema por meio de inovações e também com a legislação já existente, levando em conta aspectos socioeconômicos. Os vereadores cobraram um novo prazo para a entrega do projeto. O secretário afirmou que o Executivo pretende encaminhar até o fim do primeiro semestre.

A vereadora Teca Nelma cobrou agilidade e defendeu que o plano tem que ser debatido de forma aprofundada na Câmara. O plano diretor define regras e diretrizes sobre o uso do solo, transporte, habitação, meio ambiente, infraestrutura e outros aspectos importantes para a organização da cidade. O último plano diretor de Maceió foi aprovado em 2005 e desde então não houve atualização do documento.

Publicidade