BNDES pede falência da TV Gazeta de Alagoas; após falta de pagamento previsto em plano de recuperação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pediu ao juiz Erik Costa, da 10ª Vara, a convocação da Gazeta para prestar esclarecimentos sobre o não pagamento de uma parcela prevista no plano de recuperação judicial aprovado em julho de 2022.

Foto: Reprodução

Segundo o banco, o acordo estabelecia carência do valor principal nos 12 primeiros meses, mas determinava o pagamento mensal dos juros a partir de 25 dias após a homologação da recuperação que só aconteceu em setembro desse ano.

O plano também previa que a variação do IPCA-IBGE fosse capitalizada e incorporada ao saldo devedor mensalmente, sempre no dia 25. Com base nessas regras, o BNDES afirma que a primeira parcela de juros deveria ter sido quitada em 25 de novembro.

O banco diz ter enviado o boleto, com vencimento em 27 de novembro, no valor de R$ 14.579,98, mas não recebeu o pagamento.

Diante do suposto descumprimento, o BNDES solicita que a Gazeta seja intimada a apresentar comprovante de quitação ou justificar o atraso, sob pena de conversão da recuperacão judicial em Falência por descumprimento das obrigações contraídas no plano.

O episódio ocorre após o banco, ainda no governo Bolsonaro, ter perdoado cerca de R$ 10 milhões da dívida da empresa e ter se recusado a votar ao lado dos trabalhadores durante a aprovação do plano de recuperação em 2022.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.