Sessenta e nove cavalos morreram no Haras Nova Alcateia, em Atalaia, interior de Alagoas, após consumirem ração supostamente contaminada fabricada pela Nutratta Nutrição Animal Ltda. Entre os mortos está Quatum de Alcateia, avaliado em R$ 12 milhões.

Laudos preliminares apontaram presença de monocrotalina, alcaloide tóxico para equinos, nas amostras da alimentação fornecida aos animais. Os cavalos apresentaram sintomas como desorientação, alterações de comportamento e dificuldades de locomoção.
Segundo nota do Haras, “desde os primeiros indícios de que nossos animais estavam sendo intoxicados, todas as medidas sanitárias e veterinárias foram tomadas”, mas a intoxicação tem sido “violenta e devastadora”.
O Ministério da Agricultura e Pecuária, que esteve no local entre os dias 9 e 12 de junho, determinou o recolhimento de todos os produtos da Nutratta destinados a equídeos fabricados desde 21 de novembro de 2024.


