Maceió, 15 de janeiro de 2025

Carregando….

Carregando….

ALAGOAS – Capacitação da RAV em Santana do Mundaú fortalece combate à violência contra mulheres em Alagoas

No último dia 18 de março, a Rede de Atenção às Violências (RAV) realizou uma significativa capacitação em Santana do Mundaú, dirigida a servidores públicos e conselheiros tutelares da região. Este evento, desenvolvido em cooperação com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), faz parte integrante de um plano maior de ação da RAV, que visa a implementação de capacitações ao longo de todo o estado de Alagoas, promovendo assim uma resposta rápida e humanizada a situações de violência.

A ação tem como foco central o fortalecimento da articulação entre as diversas áreas de atuação, incluindo Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar e Guarda Civil Municipal. Durante a capacitação, a equipe gestora da RAV apresentou detalhadamente os serviços disponíveis e orientou sobre os procedimentos a serem adotados em casos de violência contra a mulher, procurando assegurar o direito das vítimas a um atendimento adequado.

Nívea Ramos, assistente social da RAV, destacou o trabalho contínuo que a equipe vem realizando. Em 2024, a RAV esteve em mais de 60 municípios, promovendo informações cruciais para a prevenção e explicando o funcionamento dos serviços de acolhimento, monitoramento e encaminhamento. Ressaltou-se, ainda, a importância do trabalho de continuidade pós-violência, realizado em colaboração com os municípios, visando garantir os direitos das vítimas.

A coordenadora do CREAS de Santana do Mundaú, Roneide Lúcia, ressaltou a importância da capacitação para a integração das equipes das secretarias, com o objetivo de oferecer um serviço cada vez mais acolhedor e eficiente para as mulheres vítimas de violência. Segundo Roneide, o encontro proporcionou um rico momento de aprendizado e troca, onde muitas dúvidas foram esclarecidas e novos conhecimentos adquiridos, possibilitando a prestação de um serviço ainda mais eficaz e coordenado entre as secretarias e o Governo de Alagoas. Estes esforços conjuntos visam aprimorar as respostas institucionais à violência, garantindo um suporte adequado e ágil para todas as vítimas.