Nessa última segunda-feira (5), no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC). Jonathan dos Santos é o primeiro alagoano a se formar dentro do sistema prisional de Alagoas. A cerimônia foi realizada em parceria com a Faculdades Integradas Norte do Paraná (Unopar).
Dentro do sistema prisional, o custodiado também conseguiu o certificado de conclusão de ensino médio, após ter entrado em cárcere no ano de 2018. “Cheguei aqui apenas com o nono ano do ensino fundamental. Então, fiz supletivo, Encceja e o Enem”, contou.
Na cerimônia, Jonathan evidenciou a importância da educação. “Eu me sinto privilegiado por ser o primeiro a me formar dentro de uma unidade [prisional]. Isso mostra que temos como continuar nossas vidas, e a educação é muito importante nesse sentido. Quando entrei no sistema prisional, eu era um homem bruto, ignorante e pobre de conhecimento. Hoje, posso dizer que não sou mais um leigo. A educação é transformadora, muda a vida do ser humano. Basta querer e se dedicar.”
Já a esposa do custodiado, Janaina dos Santos, contou que sempre apoiou o marido, quando o assunto era buscar “coisas melhores”. “Para mim é muito importante, pois sempre o apoiei, sempre disse que ele tinha que buscar coisas melhores. Eu luto lá fora e ele luta aqui de dentro. No auge da pandemia, ele queria desistir, mas, felizmente, não desistiu e, hoje, podemos viver este momento”, disse.
No sistema prisional, o acesso à educação é coordenado pela Supervisão de Educação da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Os reeducandos têm a oportunidade de se inscrever em cursos da educação formal – fundamental e médio –, ensino superior e pós-graduação, além dos cursos profissionalizantes.
Com informações Assessoria