Depois de aproximadamente dois anos em modelo remoto e híbrido, os alunos da rede estadual de ensino retornaram às aulas com 100% dos estudantes em salas de aula. A medida, que antes era apenas para séries que iriam realizar as provas do Saveal ou do Enem, passa a valer para todas as turmas a partir desta segunda-feira (8). A portaria que regulamenta o retorno total foi publicada em 1° de novembro, no Diário Oficial do Estado.
Neste primeiro dia de volta às aulas, o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito acompanhou a retomada na Escola Estadual Noel Nutels, no bairro do Jacintinho, na capital Maceió, que atende alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental.
“Hoje é um dia importante para a Educação de Alagoas. O retorno definitivo das aulas presenciais é resultado de um esforço coletivo de todos que integram a comunidade escolar. A pandemia foi muito dura para o setor em todo país, mas já estamos conquistando importantes avanços no estado. Através do maior investimento da história do segmento, o governador lançou uma série de novos programas que garantiram melhorias de infraestrutura e segurança do ambiente escolar. Além disso, nossas ações de Busca Ativa trouxeram 68% dos alunos ausentes de volta, transformando esse momento de retorno integral muito especial para quem acredita na Educação”, reforça o titular da pasta.
Uma das maiores escolas da rede estadual, localizada no Cepa (Centro Educacional de Pesquisa Aplicada), no bairro do Farol, em Maceió, vivenciou um momento de reencontro entre os estudantes. A Diretora da Escola Estadual Moreira e Silva, Ely Quintela, explica que, para eles, esse momento foi como um ‘primeiro dia de aula no meio do ano letivo’.
“Os alunos estão claramente felizes, eufóricos. Acreditamos que esse retorno é de extrema importância para que os alunos continuem focados nos estudos, mantendo o foco para aprender. Por meio do programa Equipa Escola, pudemos nos organizar da melhor forma para que os alunos tivessem um ambiente escolar ideal para garantir todo o aprendizado”, explica Ely Quintela.
Com a implantação dos programas Equipa Escola e Rumo às Aulas, foi possível destinar cerca de R$100 milhões em recursos para melhoria das unidades, garantindo a compra de 100% dos mobiliários das escolas e investimentos em infraestrutura. A medida contempla, além de obras estruturantes, a compra de carteiras, mesas, armários, ar-condicionados e estantes, que são fundamentais para que os alunos tenham um retorno às aulas completamente motivados e renovados para dar continuidade aos estudos.
Com informações Assessoria