Dos 102 municípios de Alagoas, 51 estão em situação de emergência por causa das chuvas.
Mais 16 cidades alagoanas decretaram estado de emergência por conta das chuvas que atingem o estado neste final de semana, de acordo com publicação do Decreto no Diário Oficial deste último sábado (2).
Com isso, sobe para 51 o número de municípios que poderão adotar medidas imediatas para combater os problemas decorrentes do grande volume de água que caiu, principalmente, nas regiões do Vale do Paraíba, Vale do Mundaú e Região Norte.
Desde o início de junho outros 35 municípios já estavam com a situação de emergência decretada, em decorrência das chuvas que atingiram as regiões Sul e Agreste do Estado.
Durante coletiva de imprensa, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, informou que novas cidades ainda podem ser incluídas no decreto. O levantamento inicial, feito com dados da Defesa Civil e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), mostra que 29 cidades foram as mais afetadas pela precipitação dos últimos dias.
Ainda na coletiva, Paulo Dantas relatou que desde a noite da sexta-feira (1º) mais de 300 servidores do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos trabalham no socorro e assistência às vítimas. O Estado colocou também três helicópteros e 10 botes à disposição para o trabalho de assistência a desabrigados e desalojados.
“Conversei com vários prefeitos e garanti apoio aos municípios. Vamos distribuir cestas básicas, água, colchões e produtos de higiene; e continuar pagando o Auxílio-Chuvas às famílias desabrigadas e desalojadas”, declarou Paulo Dantas.
Abastecimento de água
As chuvas levaram muita lama e sujeira e sedimentos para os mananciais, comprometendo o funcionamento das estações de captação, elevatórias e de tratamento. Assim, em razão da segurança operacional, a Companhia precisou desativar emergencialmente alguns sistemas de abastecimento.
Foi suspenso ou tem restrição o abastecimento em Arapiraca, Palmeira dos Índios, Capela, Quebrangulo, Colônia Leopoldina, Passo de Camaragibe, Novo Lino e Ibateguara.
A Casal pede que a população dessas cidades economize água e, em caso de dúvidas, ligue para o Call Center 0800 082 0195.