A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já vacinou 79,21% da população adulta alagoana com a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus. No dia 31 de agosto, o Estado havia vacinado 74,26% das pessoas com 18 anos ou mais. Isso significa que, em três dias, Alagoas imunizou 52.423 pessoas com a primeira dose da vacina, totalizando 1.826.448 pessoas. Apesar desse avanço, a Sesau orienta a população alagoana a continuar seguindo as restrições sanitárias.
Alagoas figura acima da média nordestina com relação à vacinação tanto para a primeira dose, quanto para a segunda. A média de pessoas vacinadas com a primeira dose no Nordeste é de 72,66%. Já a média nordestina de pessoas com os esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses da vacina ou com a vacina de dose única, é de 31,17%, enquanto Alagoas já completou o esquema vacinal de 35,93% da população vacinável, que corresponde a 853.370 pessoas.
Este número de pessoas com o esquema vacinal completo também reflete o avanço na vacinação dos alagoanos. Duas semanas atrás, Alagoas atingiu a marca dos 30% de pessoas com as duas doses da vacina ou com a vacina de dose única e, na última sexta-feira (3), esse número ultrapassou os 35%. Isso significa que 136.516 alagoanos foram vacinados com a segunda dose da vacina só nos últimos 14 dias.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o avanço da vacinação, mas pede que a população não se descuide com relação às medidas restritivas. “Com a confirmação dos novos casos da variante delta em Alagoas, precisamos ficar atentos e lembrar que não podemos afrouxar os cuidados. Então devemos usar a máscara, higienizar as mãos, evitar aglomerações e atender ao chamado para as duas doses da vacina. Só assim venceremos o coronavírus, mesmo diante da variante delta”, afirma o secretário.
Com informações Assessoria