AL: IBGE faz teste em Coqueiro Secopara o Censo 2022

O IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] inicia nesta quinta-feira (4) o primeiro teste nacional do Censo 2022. Em Alagoas, a cidade escolhida para receber a ação foi Coqueiro Seco, na Região Metropolitana Maceió. O lançamento do teste de coleta aconteceu nesta manhã, na Câmara Municipal.

Em todo o Brasil foram selecionados bairros de municípios, distritos ou comunidades de todos os estados, que serão percorridos por 250 recenseadores. No município alagoano serão 12 recenseadores que vão percorrer cerca de 1.800 domicílios.

Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.

O teste nacional também vai verificar os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão utilizados no Censo definitivo, quando serão visitados todos os domicílios do país a partir de junho de 2022.

De acordo com o IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.

O instituto garante também que as equipes seguirão todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, como o uso de máscara e a higienização das mãos e dos equipamentos com álcool em gel.

Com informações G1