Agosto: FPM tem recorde de repasse de quase 90% para os municípios

Em toda história dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) houve um aumento tão grande do valor desses recursos para os cofres das prefeituras: 89,87%. Simplesmente incrível! E a foi apenas a primeira parcela do mês de agosto, que sempre foi a pior do ano para os prefeitos. Estão depositados nos cofres dos municípios R$ 5,6 bilhões.

O recorde de dinheiro depositado hoje nas contas das prefeituras é comemorado com discrição pelos prefeitos que não desejam que seja divulgado. O repasse acumulado do ano, verifica que o total repassado aos Municípios no período de 2021, apresenta um crescimento de 34,06%, sem considerar os efeitos da inflação e em relação ao mesmo período de 2020.

Nunca se viu tanto dinheiro nos municípios, motivo para que haja transparência e principalmente fiscalização, fato que não preocupa aos gestores corretos, probos e competentes que sabem utilizar bem os recursos e os transformam em benefícios para população. Mesmo assim tem prefeito que continua chorando, dizendo que precisa de mais dinheiro.

Estes não sabem administrar e já deveriam ter renunciado ao cargo.   Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o 1º decêndio costuma ser o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro. Dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam crescimento de 76,30% no 1º decêndio de agosto de 2021.

Os Estudos Técnicos reforçam que do total repassado para todos os Municípios, os de coeficientes 0,6, por exemplo, que representam a maioria (2.447 ou 43,95%), ficarão com o valor de R$ 1.381.237.064,09, ou seja, 19,70% do que será transferido. A equipe destaca, no entanto, que os Municípios de coeficiente 0,6 se diferem para cada Estado, uma vez que cada um tem um valor da participação do Fundo.

Com informações Site Tesouro Nacional (STN)