Faltando poucas horas para encerrar o horário de votação, os eleitores em Maceió ainda estão enfrentando longas filas nas seções eleitorais. Apesar do tempo de espera, que em alguns locais chega a duas horas, não há registro com problemas nas urnas eletrônicas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
Desde o início da manhã, quem saiu cedo de casa para exercer seu direito de voto precisou de paciência. Um dos problemas relatados na hora do voto é devido a quantidade de candidatos a serem escolhidos. Este ano são cinco: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente de República.
O TRE vem orientando os eleitores para utilizarem a famosa ‘cola’ com os números dos candidatos para encurtar o tempo no momento da votação. Outro ponto que o órgão lembra é que na última eleição, em 2020, o país vivia a pandemia da Covid-19 o que levou muitos eleitores a deixar de sair de casa para votar.
Em Viçosa, além das longas filas, os eleitores relataram a demora para votar na Escola Estadual Joaquim Diegues. Para Maria das Graças, de 43 anos, para agilizar o processo, as pessoas deveriam apostar na “cola” com o número dos candidatos.”
Acho que as pessoas idosas e todo mundo deveria ter sua ‘colinha’. Não tem segredo, né? Mas aí as pessoas demoram muito para votar. Tem seção andando e a minha mesmo já tá mais de hora, tem umas vinte pessoas ainda na frente”, contou.