Wendel Palhares destaca avanços e desafios da comunicação pública de Alagoas, em entrevista

O secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, é o entrevistado do programa Ponto e Contraponto deste sábado (13). Apresentado pela jornalista Estela Nascimento, a entrevista vai ao ar às 19h25, pela TV Ponta Verde (Canal5).

Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

Na conversa, Wendel Palhares faz um balanço do seu primeiro ano de gestão à frente da Secom e fala sobre os avanços da comunicação pública. Para ele, um dos grandes desafios, atualmente, é fazer uma comunicação pública mais próxima de quem acompanha as ações do governo, uma vez que o perfil do público também mudou, principalmente com a ascensão das redes sociais.

“Hoje, todo mundo está na rede social. Então, a comunicação também teve que mudar. Temos que diversificar os canais de informação e passar a ter um zelo maior para que essa informação faça com que o cidadão se sinta representado e bem informado”, pontuou o secretário.

Questionado sobre a estruturação da Comunicação do governo, ele destaca a reforma na estrutura física e o perfil dos profissionais que fazem a Secretaria de Comunicação. “Há 40 anos, quando a Secom foi criada, não havia rede social. Agora temos um time que faz parte dessa seção para atender às necessidades atuais da comunicação. Essa fragmentação exige equipes que analisem como funcionam os novos canais de comunicação e, para atender isso, a estrutura da comunicação cresceu bastante”, observa. 

“Os cargos que praticamente você tinha de jornalista de redação, redator, fotógrafo, deu espaço também para o criador da rede social, o social media, que é quem vai captar essa informação, você vai ter que saber quem consegue funcionar, mas também quem consegue identificar os padrões”, destaca.

‘“Antes você fazia comunicação em três ou quatro jornais impressos, três TV’s, que já era trabalhoso. Agora, imagina ter que trabalhar com influenciadores, com um número infinito de sites, muito maior hoje em dia. E fazer isso com bastante profissionalismo exige um trabalho bem grande”, completou.

Avanços na Comunicação

Para o secretário, os avanços conquistados pela Comunicação governamental são resultado de um trabalho que vem desde seus antecessores, nos 40 anos de existência da Secom.

“Foram muitas pessoas como Joaldo Cavalcante, Rui França, Edvaldo Júnior e tantos outros que foram lá e entregaram algum avanço diante do que a sociedade vive. Hoje, o grande desafio é entregar mais credibilidade na informação” observou.

Entre os avanços da comunicação neste primeiro ano de sua gestão, ele aponta a criação do Núcleo de Integridade da Comunicação, cujo principal objetivo é o combate à desinformação e promover a educação midiática.

Wendel também falou sobre iniciativas importantes como uso de forma positiva da Inteligência Artificial, com a criação da plataforma Diana, desenvolvida para gestão de publicidade institucional, e o Alagoas Inteligente, que permite ao cidadão acesso aos serviços essenciais do Estado.

A comunicação pública, acrescentou Wendel, é essencial para a divulgação de programas lançados pelo governo para acesso da comunidade, como o Saúde Até Você Digital, que assegura atendimento médico online.

Entre as novidades, Wendel anunciou ainda a segunda edição do Projeto Filmaê, que tem como objetivo promover oportunidades de formação e profissionalização em comunicação pública para jovens.

Ele citou ainda o lançamento, em breve, do Programa Plural, que pretende fortalecer comunicadores locais e incentivar uma comunicação independente, com a instalação de incubadoras espalhadas em todo o estado, oferecendo espaços físicos para produção de conteúdos a comunicadores que não têm esses recursos.

Veja também:

Comentários

Colabore com esse conteúdo deixando a sua opinião ou comentário. É muito gratificante para o produtor de conteúdo ter sua interação.