A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) firmou, nesta quarta-feira (9), uma parceria inédita com a 16ª Vara de Execução Penal de Maceió para levar cursos de ensino a distância (EaD) a reeducandos do sistema prisional alagoano.

A proposta é oferecer formação técnica e superior, promovendo qualificação, empregabilidade e cidadania para pessoas privadas de liberdade, com início previsto ainda para agosto.
A reunião que selou o acordo ocorreu na Reitoria da Uncisal e contou com a presença do reitor, professor Henrique de Oliveira Costa; do juiz da 16ª Vara, Alexandre Machado; do pró-reitor de Ensino e Graduação da Uncisal, professor George Márcio; e da pedagoga da Vara de Execução Penal, Juliana Santos Silva, além de técnicos das duas instituições.
“A Justiça sempre atuou como parceira e, agora, é a nossa vez de retribuir com um projeto que tem enorme impacto social. Acreditamos que a educação liberta, transforma e devolve dignidade. Essa parceria vai possibilitar que os reeducandos tenham uma nova chance e encontrem na educação uma forma de se reinserir na sociedade”, afirmou o reitor Henrique Costa.
Segundo ele, além da qualificação profissional, a iniciativa visa, também, melhorar a autoestima dos participantes e abrir caminhos para o empreendedorismo, especialmente no setor do turismo, uma das vocações econômicas mais fortes do Estado.






