O governador Paulo Dantas lançou, nesta terça-feira (25), o programa Planta Alagoas 2025 com a meta de distribuir 650 toneladas de sementes. A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) para distribuir grãos de milho e feijão que auxiliam os produtores rurais de Alagoas.
A primeira entrega do Planta Alagoas aconteceu durante o lançamento, no município de Palmeira dos Índios, no Agreste do Estado, onde foram distribuídas mais de 1 tonelada de sementes.

A entrega dos grãos facilita a vida dos produtores alagoanos, uma vez que eles economizam com o material e podem aproveitar a colheita, além de auxiliar na segurança alimentar.
“Damos início ao ciclo do Planta Alagoas 2025, e fizemos isso em março, porque é o mês que se inicia a plantação, antes que comecem as chuvas. Para se ter uma ideia, a quantidade entregue hoje pode render oitenta quilos de feijão ou milho, o que é suficiente para alimentar uma família de quatro pessoas por um ano, segundo dados do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. Isso é uma política pública que leva renda e combate à fome”, pontua Paulo Dantas.
Em 2025, o programa Planta Alagoas terá uma pequena mudança. Serão três etapas: a primeira, que será a entrega de sementes de milho e feijão (cada saco possui 10 kg de milho e 5 kg de feijão, respectivamente); a segunda, com a doação de mudas de plantas frutíferas para garantir a diversidade da produção; e, na terceira etapa, ocorrerá a entrega de sementes de arroz, prevista para o segundo semestre deste ano.
“O Planta Alagoas deste ano teve essas mudanças, frutos de conversas com os agricultores familiares, que pediram as mudas frutíferas. Alagoas é uma terra extremamente produtiva para o plantio de frutas. Além disso, em setembro, voltaremos a entregar sementes de arroz para a região do Baixo São Francisco, Penedo, Igreja Nova e Porto Real do Colégio, que está se tornando um grande produtor nacional de arroz. Ainda consumimos muito arroz de fora, mas a nossa pretensão é que consigamos produzir tudo aqui”, acrescenta a secretária de Agricultura, Aline Rodrigues.
Para ter acesso à primeira etapa do programa, a Seagri disponibilizará, a partir da próxima quarta-feira (26), dois pontos de entrega: Arapiraca, para atender o Agreste e o Sertão do Estado; e Maceió, que contemplará as regiões litorânea e metropolitana.
A prefeita de Palmeira dos Índios, Luísa Júlia, conhecida como Tia Júlia, afirmou que as entregas feitas hoje são muito esperadas. “Aqui, o programa Planta Alagoas é muito bem-vindo, e ainda complementamos com o programa Arrada, que passa o trator e ajuda cinco mil produtores a plantar essas sementes. A colheita do produtor rural é vendida para o município, para a alimentação dos nossos alunos nas escolas, pelo PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar], e também para o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], que são doações para as associações da nossa comunidade, do nosso município. Essas sementes viram merenda, que alimenta crianças, que aprendem melhor na escola, e o rendimento aumenta. Não é só semente, é barriga cheia e futuro”, acrescenta a prefeita.
A expectativa é de que a primeira etapa contemple cerca de 50 mil pessoas, representando um investimento de cerca de R$ 12 milhões do Tesouro Estadual. A doação de sementes representa um compromisso com a agricultura familiar, responsável por grande parte dos alimentos consumidos pela população.
Dermeval Melo, residente do Sítio Tabacaria, está feliz em receber as sementes e toda a atenção do Estado. “Falo em nome dos 160 produtores rurais lá do sítio. A gente planta, tira um dinheiro para botar o pão na mesa e também para a gente comer. Só tenho a agradecer mesmo”, diz Dermeval.