O prazo para respostas ao Censo do Servidor, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), foi prorrogado para o dia 10 de novembro. A pesquisa, que foi aberta no mês de julho com o objetivo de proporcionar mais efetividade no desenvolvimento de políticas públicas, dará uma nova chance para que os servidores do Governo de Alagoas possam participar e contribuir com esse projeto.
Ao todo, o formulário a ser respondido pelos servidores conta com 45 perguntas, envolvendo 5 temas gerais: atuação profissional; diversidade e inclusão; saúde; desenvolvimento/contexto familiar e geográfico. O projeto busca entender a realidade dos servidores públicos estaduais, reconhecendo suas demandas para, a partir disso, criar um ambiente mais harmônico e inclusivo para todos.
“O projeto é fundamental para que a gente possa estruturar uma política de gestão de pessoas nas unidades de recursos humanos dos órgãos e entidades do estado para que se possa atuar de forma mais eficaz no conjunto dos nossos servidores. A participação de cada um é fundamental para estabelecermos um laço entre o governo e os servidores, em prol de um bem comum”, declarou a Superintendente de Política de Gestão de Pessoas (SUPGP), Tatiane Lavarini.
O Censo do Servidor é o ponto de partida de um trabalho em prol da diversidade e inclusão no estado iniciado pela Seplag, e a participação nele trará vantagens para os órgãos do governo estadual em outro projeto já lançado pela Seplag: o Selo da Diversidade.
A pontuação do Selo será baseada em 5 critérios, cada um valendo 20 pontos que irão integrar uma pontuação máxima de 100. Um dos critérios é a participação no Censo, que irá avaliar a proporção de servidores de cada secretaria que aderiram à pesquisa. Sendo assim, é essencial que cada órgão incentive o maior número de respostas ao projeto, já que uma baixa participação pode impactar a obtenção de um Selo de Ouro.
O formulário do Censo do Servidor agora pode ser respondido até o dia 10 de novembro, no site https://censo.seplag.al.gov.br/, que contém ainda informações e materiais de apoio que podem ser usados para facilitar a compreensão das questões.