Em DF, Fátima Canuto representa Alagoas no Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher

Por Assessoria

A procuradora especial da mulher da Assembleia Legislativa de Alagoas, a deputada estadual Fátima Canuto, participou do Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, na Câmara dos Deputados, em Brasília, nos dias 21 e 22 de maio. Promovido pela Procuradoria Nacional da Mulher, o evento reuniu deputadas federais e estaduais e vereadoras que integram as procuradorias dos legislativos em todo o país.

Além de celebrar os 15 anos de existência da Procuradoria Nacional, o encontro visou a troca de experiências e o incentivo à criação de novas Procuradorias da Mulher nos Estados e Municípios brasileiros. O órgão é um importante mecanismo de fortalecimento da democracia ao viabilizar a ampliação da participação e da representatividade das mulheres.

Foto: Assessoria

Representando Alagoas, a parlamentar trocou experiências com as demais parlamentares, reforçando o compromisso da Assembleia Legislativa com a interiorização das procuradorias. “Na Procuradoria, temos como um dos principais objetivos incentivar a instauração do órgão nas câmaras dos municípios alagoanos, para que assim a gente possa estar ainda mais atenta às demandas das mulheres e incentivar a candidatura feminina, além de prestar suporte para as vereadoras já eleitas. O papel da mulher na sociedade tem se firmado cada vez mais e precisamos nos manter atuantes para que os nossos direitos sejam cumpridos”, afirmou Fátima Canuto.

Foto: Assessoria

Os debates do encontro abordaram temas como eleições municipais deste ano importância das mulheres nos espaços de poder, além de políticas públicas para mulheres, autonomia econômica, entre outros.

Os painéis de discussão contaram com a presença de autoridades como a deputada federal Soraya Santos, procuradora nacional da mulher; Raquel Branquinho, procuradora-Geral Eleitoral; deputada Benedita da Silva, coordenadora-Geral da Bancada Feminina; deputada Yandra Moura, coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política; Aline Hack, pesquisadora do Projeto De Olho nas Urnas da UFG; Ana Cláudia Oliveira, coordenadora de Pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política; Raquel Andrade, cecretária-executiva estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, entre outras.