O ex-vereador por Maceió, ex-deputado estadual e atual presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca, morreu, na madrugada desta quarta-feira (31), aos 89 anos.
O sepultamento está marcado para as 17h desta quarta, no cemitério Campo Santo Parque das Flores, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió.
Em fevereiro, ele havia pedido afastamento do cargo que exercia, por 90 dias, alegando problemas de saúde. O tratamento estava sendo feito em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, de onde tinha retornado para a capital há pouco mais de duas semanas.
Toroca ocupa o cargo de presidente da CBV desde quando foi eleito, em 2014, após Ary Graça deixar o cargo para assumir a presidência da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Em 2017, ele conseguiu a reeleição pela primeira vez para mais quatro anos de mandato. Depois, em 2021, foi novamente reeleito.
Economista, professor, contador, advogado e político, ele tem um extenso currículo e participação ativa na política e no esporte alagoano. Foi vereador por quatro vezes e assumiu por dois mandatos a presidência da Câmara.
Numa dessas ocasiões acabou assumindo por curto período a Prefeitura de Maceió. Toroca também foi deputado estadual, secretário de esportes do município e superintendente da Fundação Educacional de Maceió.
Na área do esporte, ele presidiu o Clube de Regatas Brasil (CRB) e o Guarani Futebol Clube. Foi também presidente da Federação Alagoana de Voleibol e participou de três olimpíadas, duas delas como supervisor das seleções femininas e outra como presidente da Confederação.