Em 14 anos do Projeto Bandeira Azul, Porto de Pedras tem única praia premiada em Alagoas. As praias receberão a certificação em novembro, no início da temporada de verão no Hemisfério Sul, durante evento em Niterói/RJ
Em 14 anos da existência do Projeto Bandeira Azul no Brasil, a praia do Patacho, em Porto de Pedras, litoral Norte de Alagoas continua a ser a única do Estado e a quarta do Nordeste com certificação. A lista de locais certificados mais recente saiu nesta segunda-feira (3).
Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.
Receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada a gestão de praias
Em novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul, em evento presencial na cidade de Niterói – Rio de Janeiro, os premiados receberão as novas bandeiras.
Além do evento , a coordenação nacional deve premiar as atividades de destaque em educação ambiental articuladas pelos gestores desses espaços, que é um dos critérios estabelecidos para garantir a certificação. Porto de Pedras também está concorrendo nesse item com um vídeo produzido pela própria comunidade chamando atenção para o aquecimento global e suas consequências para a natureza.
O Programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede, localizado em Florianópolis – SC.
Quais são os critérios para se receber a Bandeira Azul?
Para que um local receba a certificação da Bandeira Azul, são avaliados critérios como: cada praia deve fornecer, pelo menos, cinco atividades de educação ambiental ao público durante a temporada de Bandeira Azul; qualidade da água; valor cultural do lugar; impeza da praia; praia deve ter recipientes para lixo, incluindo recicláveis; praia deve ter banheiros; acesso de animais na praia deve ser controlado; equipamentos de primeiros-socorros devem estar disponíveis na praia; pelo menos uma praia do município deve estar equipada para receber pessoas com necessidades especiais.
No Nordeste, além da Praia do Patacho só a Bahia tem as praias de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, praia de Guarajuba , Praia de Itacimirim e o Ceará com a Praia do Cumbuco.
O prefeito Henrique Vilela, que defendeu e apoiou a indicação desde o início de seu mandato, diz que esse reconhecimento é a prova de que as ações empreendidas no município estão no caminho certo. “ A premiação renova nossa energia e a vontade de fazer muito mais”, garante o gestor que tem uma avaliação conferida superior a 95%.
As secretárias de Turismo, Zélia Cavalcanti e de Meio Ambiente, Flávia Rego que trabalham juntas nesse projeto ao lado da Sedetur dizem que o selo de renome internacional coloca Porto de Pedras em um grupo muito seleto de cidades ao redor do mundo. “Ter a Bandeira Azul fortalece o nosso turismo e nos dá a certeza de que o local possui uma gestão ambiental de excelência” afirmam as secretárias.
As praias receberão a certificação em novembro, no início da temporada de verão no Hemisfério Sul, durante evento em Niterói/RJ