5G: Saiba quando chega em Alagoas

Por G1 Alagoas

Maceió deve implantar a tecnologia 5G, a quinta geração de internet móvel, no mês de setembro. Inicialmente, a expectativa é de que o serviço seja garantido nos atuais planos das operadoras, sem cobrança extra. As empresas autorizadas a utilizar a frequência 5G são Claro, TIM e Vivo.

Brasília foi a primeira capital do país a contar com 5G. O prazo era o mesmo para outras grandes cidades, mas de acordo com o professor em tecnologia da informação, Francisco Abud, problemas de logística na importação de equipamento fizeram a Anatel estender a estreia nas demais cidades para setembro.

“A pandemia trouxe atraso e faltou equipamento. Mas está previsto agora em setembro para as capitais com mais de 100 mil habitantes. Essa tecnologia vem para aumentar a velocidade de acesso, via telefonia móvel, vai ser 100 vezes mais rápida que o 4G. O investimento para os próximos 10 anos é de R$ 10 bilhões para que startups criem produtos para essa tecnologia”, disse o professor.

Apesar da chegada da tecnologia na capital, nem todos os usuários vão conseguir acessá-la neste primeiro momento. “Ela vai funcionar de forma gradativa. Não vai entrar 100%, vai ser a mesma coisa de quando surgiu o celular, com expansão aos poucos”, explicou Abud.

O gerente da Anatel em Alagoas explica que ainda não há uma data certa para que as outras cidades do Estado recebam a tecnologia. “Ainda é incerto porque é preciso instalar a antena do 5G. Então há políticas específicas para que ela seja instalado. O que temos que Maceió será a primeira cidade no Estado, o restante só a partir de 2023, conforme o calendário”, disse Douglas Melo.